quinta-feira, 29 de julho de 2010

Eternos humoristas – Mazzaropi.



Amácio Mazzaropi (São Paulo, 9 de abril de 1912 — Taubaté, 13 de junho de 1981) foi um ator e cineasta brasileiro, filho do Italiano Bernardo Mazzaropi e da Taubateana, Clara Ferreira Mazzaropi.

Mazzaropi trabalhou na rádio Nacional e Tupi, primeiro trabalho, foi na Rádio Tupi - São Paulo contratado pela Radio Nacional do Rio de Janeiro foi recontratado pelo próprio dono da Radio Tupi que ele chamava de Doutor Assis Chateaubriand. Foi para a televisão, TV Tupi 1.950, levado por Demerval Costa Lima de quem foi grande amigo e Cassiano Gabus Mendes, Programa Rancho Alegre, onde conheceu Geny Prado, fez um pequeno trabalho na TV Excelsior-SP.

Amácio Mazzaropi nunca trabalhou em outra atividade sem que seja a de ator, artista, comediante ou cineasta; o registro existente em sua carteira de trabalho dizendo-se tecelão era por conta de um patrocínio conseguido por ele junto ao Dr. Felix Guisard, dono da CTI – Companhia Taubaté Industrial, era nos anos 40 inicio da nova lei trabalhista; e como o patrocínio perdurou por mais de um ano foi preciso fazer o registro, isto me foi contado por ele.

No Cinema fez 32 filmes. Vendeu sua casa na Rua Paes de Araujo 152 e alugou equipamento da Cia Vera Cruz e criou a Pam Filmes – Produções Amácio Mazzaropi que produziu 24 (Vinte e quatro) filmes do Chofer de Praça a O Jeca e a Égua Milagrosa. Montou Estúdio próprio, em Taubaté-SP, primeiro na Fazenda da Santa e depois o Estúdio Novo mais próximo da cidade, onde o transformou em Hotel, o Pam Filmes Hotel, hoje Hotel Fazenda Mazzaropi, muito bem cuidado até os dias de hoje.




Nenhum comentário:

Postar um comentário