segunda-feira, 27 de julho de 2009

Pontes que balançam e caem.

Estruturas muito grandes como prédios muito altos ou pontes longas são construídas prevendo condições extremas como vento e terremotos, por isso ela balançam um pouco. Seria muito mais complicado fazer uma estrutura fixa que tivesse que se manter contra estas condições.

Abaixo você confere alguns exemplos de pontes que balançam e outras que acabaram caindo.

Ponte Tacoma Narrows

Este foi um daqueles desastres que fazem a segurança nas construções aumentarem. Nos anos 1940 esta ponte foi construída para ser uma das maiores pontes suspensas do mundo, mas sua estrutura não aguentou os ventos de 65 km\h e acabou cedendo após 4 meses de sua inauguração.

Curiosamente isso criou o maior recife feito pelo homem do mundo.

Ponte Rio-Niterói

Supostamente esta ponte não deveria balançar tanto e este defeito foi corrigido por profissionais da COPPE-UFRJ liderados pelo professor Ronaldo Batista. Somente os moradores do Rio podem dizer se realmente está melhor.

Ponte de Manhattan

Um exemplo de como as pontes balançam e as pessoas quase não notam está no vídeo acima, onde podemos ver o quanto esta ponte em NY balança durante algumas horas.

Ponte I-35W em Mississippi

A ponte sobre o rio Mississippi com certeza não havia sido construída para suportar a quantidade de peso que estava passando por ela no dia 1 de agosto de 2007. Durante a hora do rush todas as linhas estavam cheias e o trânsito estava congestionado quando a ponte cedeu levando vários carros e caminhões para o fundo do rio. Pela gravidade do acidente é impressionante que apenas 13 pessoas tenha morrido.

Você já esteve parado em uma ponte e sentiu ela balançando ao passar um caminhão em alta velocidade? Pois situações como as que foram citadas acima sempre me deixam preocupado quando isso acontece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário