quarta-feira, 13 de maio de 2009

13 de maio – Abolição da Escravatura

Os negros, trazidos do continente Africano transportados dentro dos porões dos navios negreiros – devesse ressaltar “em más condições” – onde vários morreram durante as viagens. Quando desembarcavam eram diretamente levados para trabalhar nas lavouras canavieiras, nas minerações e nas lavouras cafeeiras. O Brasil recebeu cerca de 37% de todos os escravos africanos que foram trazidos para as Américas.

Essa prática durou 300 anos. A economia estava baseada fortemente no trabalho escravo, por esse motivo pendurou se por vários anos.

O primeiro caminho para a liberdade dos negros teve início no ano de 1850, com a extinção do tráfico negreiro. Vinte anos mais tarde, foi declarada a Lei do Ventre-Livre (de 28 de setembro de 1871). Esta lei tornava livres os filhos de escravos que nascessem a partir de sua promulgação. No ano de 1885, foi aprovada a lei Saraiva-Cotegipe ou dos Sexagenários que beneficiava os negros de mais de 65 anos.

Finalmente no dia 13 de maio de 1888, através da Lei Áurea, os negros alcançavam a tão sonhada liberdade. Esta lei, assinada pela Princesa Isabel, abolia de vez a escravidão no Brasil.

O Brasil tem a maior população de origem africana fora da África. Segundo o IBGE, os auto declarados negros representam 6,3% e os pardos 43,2% da população brasileira, ou seja, oitenta milhões de brasileiros.

Somos um país de predominância negra, onde a ascensão social da população negra tem como maior obstáculo a discriminação racial existente em nossa sociedade.


Será que a Lei Áurea foi assinada a lápis?



Nenhum comentário:

Postar um comentário