quinta-feira, 21 de maio de 2009

Cuba afirma que está em vias de erradicar a Hepatite B

Enquanto Cuba está erradicando a Hepatite B. No Brasil na cidade de Águas Lindas – GO, no entorno de Brasília nos últimos seis meses, 12 crianças tiveram Hepatite A.

Hepatite é uma classificação genérica para qualquer degeneração do fígado. A doença tem diversas causas e é classificada em hepatite A, B ou C.

A hepatite A é mais freqüente na infância. É transmitida de pessoa para pessoa. O vírus está nas fezes, portanto a higiene após o uso do banheiro é imprescindível. Também pode se transmitir através dos alimentos. Por estes motivos é fácil de entender como os berçários e creches são mais vulneráveis a este vírus.

A hepatite B pode se disseminar de várias maneiras, mas dificilmente será através de alimento contaminado. O foco primário de infecção é através de transfusão sangüínea ou contato com secreções do corpo. Quase toda a secreção humana tem o vírus da hepatite. O uso de drogas injetáveis com a mesma seringa, tatuagens ou piercings sem material esterilizado também pode ser uma via de transmissão. Transmissão sexual também é possível. Mães infectadas com o vírus B transmitem para os seus bebes. Toda mulher grávida ou com desejo de engravidar deve fazer os testes para hepatite B.

A transmissão da hepatite C é semelhante a hepatite B . A transmissão sexual é mais rara e a infecção de bebes pelas suas mães ocorre em uma porcentagem bem menor (5%).

Lembro que a Hepatite A, que está afetando as crianças de Águas Lindas, o vírus está nas fezes, logo, por falta de Higiene.


Nenhum comentário:

Postar um comentário