quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Conheça melhor as 10 produções brasileiras pré-selecionadas para o Oscar 2010.

No meio da semana, divulgados os 10 filmes brasileiros que irão disputar qual produção irá representar o Brasil no Oscar 2010. Agora chegou a hora de saber mais detalhes sobre essas produções, com essa coluna especial, divulgando suas sinopses, posters, trailers e informações técnicas como elenco e direção. A maioria dos filmes já teve sua estreia durante o ano, porém ainda dá tempo de conferir algumas excelentes produções com lançamento previsto até o final do ano.

besouro_poster_web_peq

As peripécias e lutas do mítico capoeirista Manoel Henrique Pereira (1895/1924), conhecido como Besouro Mangangá e que viveu no Recôncavo Baiano nos anos 20. Besouro se opôs ao preconceito e opressão dos “coronéis” baianos e virou líder dos negros recém-libertos da escravidão. Sua luta e resistência contra a violência dos grandes proprietários de terra no Recôncavo Baiano transformou Besouro em uma figura lendária, cultuada na época pelo seu povo. E até hoje seu nome é lembrado com respeito nas rodas de capoeira nacionais e internacionais.

Lançamento: 30 de outubro

Direção: João Daniel Tikhomiroff

Atores: Aílton Carmo, Jessica Barbosa, Anderson “Grillo”, Flávio Rocha e Irandhir Santos.

Site oficial: http://www.besouroofilme.com.br/

Blog da produção: http://www.besouroofilme.com.br/blog/

Trailer:

22370_27

Achim Aaron Adoniram é um funcionário público que vive sendo oprimido pelo chefe e guardando um amor proibido pela irmã. Achim começa a receber e-mails estranhos de um tal de Humpty Dumpty que questiona sua realidade bizarra: pessoas que falam inglês sem ser sua língua natural e que agem como estereótipos de um conto superficial. Achim conta essas coisas para sua psicanalista, que tenta convencê-lo que ele está vivendo em um mundo paralelo criado por ele mesmo para fugir dos problemas da vida real. Achim vai aprofundando sua busca sobre si mesmo, sem saber de fato distinguir o que é delírio ou verdade, acreditando que até sua humanidade seja uma farsa, uma simples programação.

Lançamento: 30 de outubro

Direção: Thiago Moyses

Atores: Raphael Farias, Andrade Júnior, Clara Camarano, Hugo Rodas

Trailer:

1252004533_festadameninamortaposter02

Há 20 anos uma pequena população ribeirinha do alto Amazonas comemora a Festa da Menina Morta. O evento celebra o milagre realizado por Santinho, que após o suicídio da mãe recebeu em suas mãos, da boca de um cachorro, os trapos do vestido de uma menina desaparecida. A menina jamais foi encontrada, mas o tecido rasgado e manchado de sangue passa a ser adorado e considerado sagrado. A festa cresceu indiferente à dor do irmão da menina morta, Tadeu. A cada ano as pessoas visitam o local para rezar, pedir e aguardar as “revelações” da menina, que através de Santinho se manifestam no ápice da cerimônia.

Lançamento: estreou em novembro do ano passado

Direção: Matheus Nachtergaele

Atores: Daniel de Oliveira, Jackson Antunes, Cássia Kiss , Dira Paes

Trailer:

1245095836_meninodaporteiraposter01

Anos 50. No vilarejo de Rio Bonito o peão Diogo (Daniel) conduz uma grande boiada até a Fazenda Ouro Fino. Ao passar pelo sítio Remanso ele conhece Rodrigo (João Pedro Carvalho), um garoto que sonha em se tornar um boiadeiro. Logo eles se tornam amigos, sendo também testemunhas das injustiças que ocorrem na região devido à ganância do major Batista (José de Abreu), dono da Fazenda Ouro Fino. O major ordena que seus capangas chantageiem os moradores locais, de forma que vendam o gado pelo preço que deseja. A situação muda quando Otacílio Mendes (Eucir de Souza), pai de Rodrigo, decide se rebelar, contando com a ajuda do farmacêutico dr. Almeida (Zedu Neves).

Lançamento: estreou em 7 de março

Direção: Jeremias Moreira

Atores: Daniel , João Pedro Carvalho , Rosi Campos , Eucir de Souza , Antônio Edson

Site oficial: http://www2.uol.com.br/omeninodaporteira/

Blog da produção: http://omeninodaporteira.zip.net/

Trailer:

snmdc1

2006. Léo (Cauã Reymond) é um jornalista que cobre eventos para jornais de fora de São Paulo, cidade em que vive. Ele está com sérios problemas financeiros, piorados devido ao atraso com que são pagos os trabalhos que realiza. Ângela (Luíza Mariani) divide o apartamento com Léo e tem um filho de 6 anos, que é praticamente criado por sua empregada. Depressiva, ela fica boa parte do dia na cama e à noite sai em busca de diversão. Em uma noite Léo resolve gastar o pouco dinheiro que tem e, por acaso, encontra Ângela. Ela o apresenta a Marcin (Caroline Abras), que se veste como homem mas possui trejeitos de mulher. Logo ficam amigos e decidem beber, tendo ainda a companhia de Wilson (João Miguel), um taxista que acredita precisar de um psiquiatra. Aos poucos surge entre eles um forte laço afetivo, aumentado ainda mais quando decidem aplicar um golpe.

Lançamento: lançado no dia 14 de agosto

Direção: José Eduardo Belmonte

Atores: João Miguel , Cauã Reymond , Caroline Abras , Luíza Mariani, Leandra Leal,

Site oficial: http://www.senadamaisdercerto.com.br/

Trailer:

cartaz_filme2

José Costa (Leonardo Medeiros) é um bem sucedido ghost writer. Ao retornar do Congresso de Escritores Anônimos, em Istambul, uma ameaça de bomba faz com que seu vôo aterrisse em Budapeste, na Hungria. Logo ao chegar, se apaixona pelo idioma local. Já de volta ao Rio ele reencontra Vanda (Giovanna Antonelli), sua esposa, e o filho. Entretanto sua vida torna-se cada vez mais infeliz, o que faz com que comece a murmurar em húngaro enquanto dorme. Para salvar o casamento Costa passa a escrever autobiografias, numa tentativa de que a vida de outras pessoas o salve do tédio que sente. Seu maior sucesso comercial é “O Ginógrafo”, que conta as aventuras amorosas de um alemão, Kaspar Krabbe (Antonie Kamerling), no Brasil. Só que Vanda se apaixona por Krabbe, acreditando ser ele o autor do livro, o que faz com que Costa sinta-se traído e ressentido com o trabalho que exerce.

Lançamento: estreou em 21 de maio

Direção: Walter Carvalho

Atores: Gabriella Hámori , Paola Oliveira , Débora Nascimento , Antonie Kamerling , Ivo Canellas

Site oficial: http://www.budapesteofilme.com.br/

Trailer:

1245082878_feliznatal2008poster01

Caio (Leonardo Medeiros) tem 40 anos e trabalha em um ferro-velho no interior. Hoje ele possui uma companheira e uma ocupação constante, mas no passado levou uma vida de grande irresponsabilidade, da qual saiu vivo por sorte. A proximidade do Natal faz com que ele faça um balanço de sua vida, decidindo retornar à capital. Ao chegar ele encontra seu irmão Theo (Paulo Guarnieri), cujo casamento está em crise. Miguel (Lúcio Mauro), seu pai, vive com uma mulher de caráter duvidoso e Mércia (Darlene Glória), sua mãe, vive à base de coquetéis alcóolicos e psicotrópicos. Sua cunhada Fabiana (Graziella Moretto) está perdida entre as frustrações do casamento, enquanto que os sobrinhos Neto e Alex estão cada vez mais exigentes. A presença de Caio faz com que a vida de todos seja alterada, enquanto que ele próprio está em busca de sua identidade.

Lançamento: estreou em novembro do ano passado

Direção: Selton Mello

Atores: Leonardo Medeiros, Darlene Glória (Mércia) Graziella Moretto , Paulo Guarnieri , Lúcio Mauro

Trailer:

1245087897_jeancharlesposter01

Jean Charles de Menezes (Selton Mello) é um eletricista mineiro, que chega a Londres para morar com os primos Vivian, Alex e Patrícia. Em 22 de julho de 2005 ele é morto por agentes do serviço secreto britânico no metrô local, confundido com um terrorista. O fato abala a vida dos primos, que precisam reconstruir a vida ao mesmo tempo em que buscam por justiça.

Lançamento: estreou dia 25 de junho

Direção: Henrique Goldman

Atores: Selton Mello , Vanessa Giácomo , Luís Miranda , Patrícia Armani , Maurício Varlotta

Site oficial: http://www.imagemfilmes.com.br/imagemfilmes/principal/filme.aspx?filme=103845

Trailer:

SG_cartaz20x30cm_baixa

Lúcia (Andréia Beltrão) é uma viúva de classe média que sonha em tirar o filho Rafael (Lee Thalor), de 18 anos, da prisão. Em suas frequentes visitas à penitenciária ela conhece Ruiva (Denise Weinberg), advogada do Professor (Bruno Perillo), líder do Comando. As duas ficam amigas e logo Lúcia é usada em missões ligadas à organização criminosa. Precisando do dinheiro, ela aceita realizar as tarefas. Paralelamente o Comando passa por uma luta interna pelo poder, ampliada pelo confronto dos prisioneiros com o sistema carcerário. Quando o governo decide transferir, de uma só vez, centenas de presos para penitenciárias de segurança máxima no interior do estado, o Comando envia a ordem para que seus integrantes realizem uma série de ataques em pleno Dia das Mães, deixando a cidade de São Paulo sitiada.

Lançamento: 2 de outubro

Direção: Sérgio Rezende

Atores: Andréa Beltrão, Denise Weinberg , Lee Thalor , Eucir de Souza , Kiko Mascarenhas

Site oficial: http://www.sonypictures.com.br/Sony/HotSites/Br/salvegeral/

Traiker:

contador-de-historias-poster01

Anos 70. Aos 6 anos Roberto Carlos Ramos (Marco Ribeiro) foi escolhido por sua mãe (Jú Colombo) para ser interno em uma instituição oficial que, segundo apregoava a propaganda, visava a formação de crianças em médicos, advogados e engenheiros. Entretanto a realidade era bem diferente, o que fez com que Roberto aprendesse as regras de sobrevivência no local. Pouco depois de completar 7 anos ele é transferido, passando a conviver com crianças até 14 anos. Aos 13 anos, ainda analfabeto, Roberto tem contato com as drogas e já acumula mais de 100 tentativas de fuga. Considerado irrecuperável por muitos, Roberto recebe a visita da psicóloga francesa Margherit Duvas (Maria de Medeiros). Tratando-o com respeito, ela inicia o processo de recuperação e aprendizagem de Roberto.

Lançamento: estreou em 7 de agosto.

Direção: Luiz Villaça

Atores: Maria de Medeiros , Jú Colombo , Marco Ribeiro , Paulinho Mendes , Clayton Santos

Site oficial: http://wwws.br.warnerbros.com/ocontadordehistorias/site/?

Trailer:

Qual será o escolhido em meio a tantas produções diferentes? O meu favorito é Besouro e o seu? Bem, o fato é que não teremos que esperar muito, pois na próxima sexta-feira, dia 18, a comissão responsável pela escolha irá anunciar o indicado oficial do Brasil. Torçam por seus favoritos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário