quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Masdar City: a primeira cidade ecológica do mundo.

Masdar City será a primeira cidade totalmente ecológica do mundo, funcionará exclusivamente com fontes de energia renováveis e os transportes serão automáticos, emissão ZERO de CO2. Ironicamente, esta cidade do futuro, ficará localizada nos Emirados Árabes Unidos, um dos maiores produtores de petróleo do mundo. A sua construção já teve início e prevê-se que esteja totalmente concluída em 2016.

MasdarCity

Para substituir os carros, Masdar irá ter 83 estações onde os habitantes poderão apanhar um dos veículos movidos por um sistema magnético embutido na estrada. Para além de serem amigos do ambiente, estes veículos não necessitam de condutor.

MasdarCar

Para abastecer a cidade de energia elétrica, serão colocadas estruturas foto-voltaicas nas coberturas dos edifícios.

MasdarCity2

A água será fornecida por uma central de dessalinização que funcionará a energia solar. Os jardins e campos de cultivo serão irrigados por água cinzenta tratada. Espera-se assim, que o consumo de água possa ser reduzido em 60%.

MasdarCity6

O plástico, vidro e papel serão reciclados e re-utilizados. Quanto aos resíduos sólidos urbanos, estes serãoenviados para uma central de compostagem.

MasdarCity1

Toldos gigantes, cujo design será baseado nos princípios dos girassóis, irão fornecer sombra móvel aos habitantes de Masdar durante todo o dia e ainda armazenar calor que será libertado durante a noite.

MasdarCity5

O seguinte vídeo dá-nos uma pequena ideia do que será esta cidade do futuro

Nenhum comentário:

Postar um comentário