quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Fortaleza Maunsell, arquitetura Star Wars.

torres-maunsell-star-wars-1

Olhando estas interessantes torres enferrujadas no mar, a antiga fortaleza Maunsell do exército do Reino Unido, nos faz lembrar de alguns cenários do filme Star Wars.

A base militar foi construída pelo engenheiro britânico Guy Maunsell, em 1942, concebida para a defesa do Reino Unido. Formada por um conjunto de 7 torres de aço, o controle geral ficava por conta de uma torre central que comandava tudo.

Cada um desses fortes de defesa, possuíam canhões e outras armas que durante a Segunda Guerra Mundial conseguiram derrubar cerca de 22 aviões das forças inimigas.

Depois de uma bem sucedida carreira de guerra, o exército retirou-se das plataformas na década de 50, passando assim a serem cobiçadas para entusiastas do rádio, servindo como estação de rádios pirata e servindo para outras atividades.

Hoje em dia, a fortaleza está abandonada e se encontram em diferentes estados de degradação. As plataformas mais conservadas são Forte Redsands e Shivering Sands.

Em agosto de 2005, o artista Stephen Turner passou seis semanas vivendo sozinho em uma das torres, o mesmo tempo que um soldado da Segunda Guerra Mundial teria gasto no forte. O projeto foi chamando por Turner como uma experiência de “contemplação e exploração artística de isolamento”.

Confira algumas fotos das torres da fortaleza Maunsell, um cenário real de Star Wars, fascinantes estruturas de aço e concreto.

torres-maunsell-star-wars-2

torres-maunsell-star-wars-3

torres-maunsell-star-wars-4

torres-maunsell-star-wars-5

torres-maunsell-star-wars-6

torres-maunsell-star-wars-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário