quinta-feira, 6 de agosto de 2009

A maior caverna do mundo.

caverna-hang-son-doong-4

A caverna Hang Son Doong, descoberta recentemente nas selvas do Vietnã, passou a ser a maior caverna do mundo, levando-se em consideração as dimensões de sua passagem.

Com 80 metros de altura por 80 metros de largura em grande parte de sua extensão, a passagem caverna vietnamita, bate a recordista anterior, a caverna Deer, na Malásia. Na sua seção mais extraordinária, Hang Son Doong pode chegar a 200 metros de altura por 150 metros de largura.

caverna-hang-son-doong-3

A caverna Deer tem, em média, 91 metros de altura e largura, mas sua extensão é de apenas 1,6 km, enquanto que Hang Son Doong, tem 4,5 km. Os exploradores acreditam que a caverna seja ainda maior, pois foram impedidos de prosseguir devido à inundação provocada pela estação das chuvas.

A equipe britânica foi auxiliada por representantes da Universidade de Hanoi e explica que a entrada da caverna já era conhecida desde 1991, mas nunca despertou o interesse dos exploradores pois sua entrada era considerada pequena para os padrões das cavernas do Vietnã.

caverna-hang-son-doong-1

caverna-hang-son-doong-2

caverna-hang-son-doong-5

Nenhum comentário:

Postar um comentário