quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Máquinas absurdamente grandes.

Overburden Conveyor Bridge F60

maquinas gigantes f60

Esta gigantesca máquina é utilizada na mineração de carvão. Ela é a maior máquina móvel do mundo e é utilizada na Alemanha. Tendo 502 metros de largura e pesando 13.600 toneladas. Para se ter uma idéia de seu tamanho, confira abaixo uma comparação da F60 com a Torre Eiffel.

maquinas gigantes f60 2

Hidroavião H4 Hércules

maquinas gigantes aviao

Howard Hughes, que no cinema foi recentemente interpretado por Leonardo Di Caprio, resolveu construir um avião gigantesco para transportar as tropas aliadas na Segunda Guerra. O H4 era feito de madeira e tinha a maior envergadura já vista em um avião. Para a tristeza de Hughes o H4 ficou pronto apenas depois do fim da guerra e só conseguiu levantar vôo uma vez em 1947.

Komatsu 9xx Series

maquinas gigantes caminhao

maquinas gigantes caminhao 2

Para trabalhar com mineração um caminhão precisa ser grande e é exatamente isso que este monstro oferece. Ele carrega 360 toneladas e tem quase 8 metros de altura.

Super-petroleiro Knock Nevis

maquinas gigantes cargueiro 2

maquinas gigantes cargueiro

Com impressionantes 458,45 metros de comprimento, este navio é o mais pesado objeto móvel construído pelo homem. Quando totalmente carregado, ele pesa um total de 564.763 toneladas. O navio é tão grande que não pode navegar no canal da Mancha por causa da parte submersa, que equivale a um prédio de 8 andares.

Aerogeradores na Alemanha

maquinas gigantes energia solar

maquinas gigantes energia solar 2

Você está vendo os pontinhos pintados de laranja na foto acima? Pois são pessoas que estão trabalhando na construção destas turbinas para geração de energia eólica. São dois aerogeradores que no total e gerarão 6 megawatts cada um.

Bagger 288

maquinas gigantes abridor de minas 4

O Bagger 288 é uma máquina usada para cavar minas de carvão. Ele tem o poder de retirar 240 mil toneladas de terra por dia e era usado na mina de Hambach, na Alemanha. Com tanto poder, a máquina retirou tudo o que podia da mina e foi transportada para outra em uma operação que levou 3 semanas para percorrer 22 quilômetros de estradas.

maquinas gigantes abridor de minas

A força de sua escavadeira é tão grande que certa vez a máquina puxou um trator como se fosse uma pedra qualquer, confira abaixo.

maquinas gigantes abridor de minas 2

maquinas gigantes abridor de minas 3

Mil-Mi 26

maquinas gigantes helicoptero 2

Com proporções que lembram um helicóptero comum, o Mil-Mi 26 é o maior e mais poderoso helicóptero já construído. Ele foi projetado para transporte de cargas pesadas como máquinas de guerra e tratores.

maquinas gigantes helicoptero

O helicóptero foi usado na missão de limpar a área de Chernobyl (foto abaixo)após o desastre nuclear jogando uma imensa quantidade de água nas redondezas. Outra missão curiosa foi a de transportar uma pedra de gelo de 25 toneladas contendo um mamute de 23 mil anos de idade.

maquinas gigantes helicoptero 3

Plataforma de lançamento de foguetes

maquinas gigantes lancador de foguetes

A estrutura que você vê acima é usada para servir de base no lançamento de um ônibus espacial. Para os que não conhecem ou não acompanham as decolagens destas espaçonaves ele pode não parecer grande coisa, mas a foto abaixo mostra uma proporção melhor do tamanho desta estrutura.

maquinas gigantes lancador de foguetes 2

Submarino classe Typhoon

maquinas gigantes submarino

Uma pessoa poderia dizer que a foto acima é uma montagem, afinal o tamanho deste submarino é muito grande para a proximidade da costa. Abaixo você pode conferir uma foto dele durante o período de manutenção. Preste atenção no tamanho das pessoas.

maquinas gigantes submarino 2

.

Um comentário: